Meu primeiro post no blog será sobre ninguém menos que o chinês que é uma das peças mais importantes economicamente da NBA. Afinal, se 5 milhões de chineses pararam de dançar pump e jogar ragnarok pra ver a liga americana foi por causa dele e, recentemente, do novo chinês, Yi Yianglian.
O talento e o tamanho de Yao é genético. Geralmente os chineses são pequenos, mas o pai de Yao tem 2.01 e a sua mãe tem 1.90, e ambos jogaram pela seleção chinesa de basquete. Yao cresceu (até demais) e jogou pelo Shanghai Sharks antes de ir para a NBA. Com o sharks, comandou o seu time ao título, tendo médias, nas finais, de 35.5 pontos e 20.2 rebotes por partida. Era certo que iria entrar na NBA em 1999, mas por questões contratuais, teve de entrar somente em 2002, onde foi selecionado na primeira escolha, pelo Houston Rockets. Ali, começava a carreira de sucesso que seguiria na NBA.
A sua entrada na NBA foi meio frustante. Após não participar dos “training camps” do Rockets por causa de uma competição da FIBA, onde atuava pela seleção chinesa. Nos seus primeiros 7 jogos, já na temporada regular, acabou jogando menos de 15 minutos e fazendo apenas 4 pontos. Porém, em um jogo contra o Denver Nuggets, Yao marcou 20 pontos num perfeito 9-9 de FG. A partir daí, sua carreira começou a crescer. No seu primeiro jogo de titular, Yao marcou 30 pontos e pegou 16 rebotes, justificando sua primeira escolha no draft. Na época, a NBA estava desfalcada de grandes pivôs. Apesar de bons alas de força, como Tim Duncan e Kevin Garnett, o único super-pivô na época era Shaquille O'Neal, que estava no seu auge, ganhando anéis no Los Angeles Lakers. Aí começou a crescer a rivalidade que se tornaria Yao e Shaq.
Antes da primeira partida em que os dois se enfrentariam, foi perguntado à Shaq o que ele achava do pivô chinês. A sua resposta foi um pouco irônica, típico de O'Neal:
“Tell Yao Ming ching-chong-yang-wah-soh”
Além disso, disse que iria ensinar um pouco de Shaq fu para Yao, o que marcou o começo da disputa entre os dois. No jogo em si, foi equilibrado até certo ponto, com Yao Ming dando 2 tocos em Shaq, mas no final o grande Aristóteles saiu vencedor: Foram 31 pontos e 13 rebotes contra 10 pontos e 10 rebotes do jovem chinês.
Yao ficou em segundo lugar nos votos de rookie do ano, perdendo a primeira vaga para Amaré Stoudemire. Alguns anos mais tarde, uma troca de 7 jogadores aconteceria, onde Steve Francis iria para o Orlando Magic e Tracy McGrady viria para Orlando. A partir daí, Yao e T-Mac formavam uma das duplas mais faladas da liga, pois era uma dupla de All Stars que estava dando resultado porém, como T-Mac é amaldiçoado, o time nunca passou da primeira rodada dos playoffs. Em 2004, Yao Ming quebrou a marca de Jordan com o maior numero de votos para o All Star Game, com mais de 2 milhões e 500 mil votos. O Rockets voltava aos playoffs mas, como já dito acima, perdia para o Dallas Mavericks no primeiro round, numa série decidida em 7 jogos em que perderam o jogo 7 por 40 pontos, o pior jogo 7 da história da liga.
A partir daí, a carreira de Yao, foi, de certa forma, prejudicada, mas não acabada. O chinês, por várias vezes, acabou vítima de algumas contusões que atrapalharam o seu rendimento e suas atuações. Isso acaba gerando algumas derrotas a mais para o time, com exceção desse ano, em que o time não consegue parar de ganhar. Yao foi muito criticado com a chegada de Rick Aldeman no time, um técnico que tem um estilo diferente, que faz os jogadores correr muito. Porém isso não impediu Yao, que correspondeu bem, correndo e marcando pontos sem precisar ficar mais tempo no banco para descansar.
Embora eu não seja torcedor do Rockets, é um time que simpatizo muito, e Yao Ming é um dos meus jogadores preferidos. Torço para que ele se recupere logo e ajude seu time a chegar longe na próxima temporada, já que perdeu a mesma em que o Rockets está no topo com 22 vitórias consecutivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário