domingo, 16 de março de 2008

Hakeem, o Sonho.

Nome:
Hakeem Abdul Olajuwon
Apelido:
Hakeem the Dream (Hakeem, o Sonho)
Nascimento:
21 de janeiro de 1963, em Lagos (NGA)
Altura:
2,13m
Franquias :
Houston Rockets e Toronto Raptors
Posição:
Pivô


Títulos:
Medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta (1996); bicampeão consecutivo da NBA e MVP das finais (1993/94 e 1994/95); MVP da temporada regular (1994)

Bom,pra inaugurar o nosso blog nada melhor do que um artigo sobre o maior jogador da história do Houston Rockets : Hakeen Olajuwon,ou simplesmente The Dream.

Tudo começou no ano de 1984, Rockets e Blazers teriam que disputar no cara ou coroa a primeira escolha daquele draft. Pois bem o Rockets ganhou a disputa e selecionou Olajuwon.
Natural de Lagos, na Nigéria, Hakeen se mudou para os Estados Unidos pra cursar faculdade em Houston. Apesar de ter tentado ser goleiro de futebol e de Handebol, ele decidiu ser jogador de basquete e depois de 3 ótimas temporadas na NCAA, foi draftado pelo Houston, o que era de fato o seu desejo por ter estudado na faculdade da cidade.

Começo na NBA :


Logo em sua primeira temporada ele já levou o time aos playoffs, junto com o também pivô Ralph Sampson ,mesmo juntos eles não foram páreo pro Utah Jazz, que eliminou o rockets na primeira rodada.
Já na temporada seguinte,Olajuwon foi muito bem e teve médias de 23,5 Ppg ,11,5 Rpg e 3,4 Bpg e junto com Sampson levou o time às finais da liga, depois de ganharem do Lakers que eram os atuais campeões da liga, mas o time sucumbiu ao Celtics de Bird e Parish.
Mesmo com a saída de Sampson em 1987,Hakeen continuou levando o time aos playoffs até a temporada de 90/91,inclusive em 1990 Olajuwon conseguiu um feito muito raro, que além dele só 3 jogadores conseguiram, o Quadruple-Double na partida contra o Bucks,ele anotou : 18 pontos + 16 rebotes + 11 tocos + 10 assistências.

Depois de fazer uma temporada ruim em 1991/92 Olajuwon mudou a grafia de seu primeiro nome – antes era Akeem – e começou a seguir a sério os ensinamentos do Islamismo.
Com o novo treinador dos Rockets, Rudy Tomjanovich, começando seu trabalho desde o início de uma temporada pela primeira vez, Hakeem começou a consagrar seu estilo próprio de jogo. Olajuwon praticava uma defesa sólida e eficiente, sempre com bons números em rebotes e tocos, e um ataque arrojado para um pivô de 2,13m, usando bem a movimentação dos pés para driblar e dominar o garrafão adversário.
E o Rockets conseguiu chegar às semi-finais do oeste em 93,perdendo para o Sonics na prorrogação.
Em 94, finalmente o titulo. Olajuwon levou o Rockets a vitória contra o Knicks do super pivô Patrick Ewing, a série foi emocionante, mas um bloqueio de The Dream no jogo 6 foi decisivo pro titulo.

Nesse ano Hakeen faturou o MVP da temporada e das finais,ele foi o primeiro estrangeiro a conseguir esse prêmio.
Em 95,no seu auge,Olajuwon liderou o Rockets ao lado de Clyde Drexler ao Bi-campeonato Este foi ainda mais significativo para confirmar seu status de melhor pivô da Liga, já que teve de passar pelo San Antonio Spurs de David Robinson nas finais da Conferência e ainda superou o Orlando Magic de Shaquille O’Neal na grande decisão.
Ainda conseguiu jogar por dois anos em alto nível,inclusive participou do DreamTeam de 1996

Ele permaneceu em Houston até 2001, e teve tempo de deixar os Rockets como maior pontuador da história da franquia, alcançou a marca de sétimo maior pontuador da NBA e ainda se consagrar como o jogador que deu mais tocos na história da Liga.
Olajuwon também disputou 12 All-Star Games e foi o primeiro atleta da NBA a somar 2 mil tocos e roubadas de bola, ainda no ano de 1999. Além disso, ele é o único jogador na história da liga a obter no mesmo ano os títulos de MVP da temporada, das finais e o prêmio de melhor jogador defensivo, feitos conseguidos em 1994.

No ano 2002, chegou ao Toronto Raptors pra encerrar a sua carreira.
Em novembro de 2002, o Rockets decidiu aposentar a camisa número 34 de Olajuwon .
Recentemente foi noticiada a intenção do dono da franquia,Leslie Alexander, de inaugurar um monumento em homenagem a Olajuwon na parte externa do Toyota Center.

Obrigado Olajuwon,essa é apenas uma pequena homenagem ao nosso maior ídolo.

3 comentários:

BulletsBrazil disse...

opa aqui é do www.bulletsbrasil.blogspot.com
se puder nos adicionar no link estaremos fazendo o mesmo!
agradeço!

BulletsBrazil disse...

aliás, muito bom o post, hakeem era de outro mundo mesmo!

Anônimo disse...

Muito bom o blog, adorei o artigo sobre o Hakeem. Sem dúvida foi um jogador excepcional.

Muito legal também a iniciativa de criar um blog para o Rockets, sou torcedor e se precisarem de ajuda, posso tentar contribuir com o qeu estiver em meu alcance.